domingo, 28 de junho de 2009

MINC ANUNCIA BASE DE FISCALIZAÇÃO FLUVIAL NO PARÁ.

Ontem, em Santarém, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou no Pará que a equipe da Operação Bajara, coordenada pelo Ibama de Santarém, com parceria da Polícia Civil, irá montar uma base fluvial de fiscalização na confluência entre os rios Curuá-Una e Amazonas para coibir o transporte de madeira ilegal na região de Santarém, oeste do Pará.Após sobrevôo na região do Curuatinga, o ministro desembarcou num porto clandestino de madeira extraída ilegalmente, onde havia cerca de 3 mil metros cúbicos de madeira em tora de essências nobres como ipê, maçaranduba e angelim. Em coletiva à imprensa, Minc elogiou o trabalho do Ibama em realizar operações de fiscalização no estado mesmo com poucos recursos.Ele afirmou também que vai fazer de tudo para prover os meios e as condições necessárias para o órgão ambiental continuar atuando de forma eficiente, especialmente, fortalecendo a Gerência do Ibama de Santarém, que abrange uma área estratégica do Pará.O ministro ainda agradeceu o apoio da Polícia Civil, que está atuando por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado - DRCO, com a qual foi possível mandar para a prisão os infratores ambientais responsáveis por parte da extração ilegal de madeira na região, e informou que o apoio da Operação Arco de Fogo, da Polícia Federal, vai incrementar as ações na área, visto que os infratores estão criando novos meios para burlar a fiscalização.A Operação Bajara, iniciada no estado no dia 19 de junho, apreendeu, no primeiro dia de ação, uma balsa com cerca de mil metros cúbicos de madeira de essências nobres que estava sendo transportada pelo rio sem qualquer documentação. De acordo com o chefe da Fiscalização do Ibama em Santarém, Gustavo Podestá, a operação tem como alvo, para os próximos dias, a apreensão de aproximadamente 40 mil metros cúbicos de madeira ilegal que foram retirados de uma única área de extração.

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA


O sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), baseado em satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), detectou 123 quilômetros de quadrados de desmatamento na Amazônia Legal por corte raso ou degradação progressiva no último mês de maio.
No período, 62% da região permaneceu coberta pelas nuvens, que prejudicam a observação através das imagens de satélite.
Do total detectado pelo Deter, 61 quilômetros quadrados estão no Mato Grosso, que em maio foi o estado que apresentou melhor oportunidade de observação. Estados como o Amapá, Pará, Amazonas e Acre não puderam ser monitorados adequadamente, pois tiveram um alto índice de cobertura de nuvens no período.
Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, os dados do Deter não representam uma avaliação fiel do desmatamento mensal da Amazônia. A informação sobre áreas serve para indicar prioridades aos órgãos responsáveis pela fiscalização.
O Inpe enfatiza que o Deter é um sistema de alerta e mostra apenas tendências do desmatamento. Para computar a taxa anual do desmatamento por corte raso na Amazônia o Inpe utiliza o sistema Prodes. Também é importante notar que o Deter mapeia tanto áreas de corte raso, quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa, quanto áreas em processo de desmatamento por degradação florestal.
Informações de MundoGeo.

SINCERAMENTE.

Essa explicação dada pelos fazendeiros de que "naquela época fomos incentivados pelo governo a abrir pastos para dar legalidade à terra" parece a história do peão que todos os dias saía de casa cedinho e cagava no mato.Fez tanta porcaria no mato ao seu redor, que um dia 'tava pisando na própria merda.Assim tomou vergonha na cara e cavou um retrete pra dar fim às suas bostas.Se naquela época não havia a preocupação com o meio ambiente, agora há. E fortemente.Então é melhor cuidar de se regularizar ambientalmente e parar de ameaçar com isso, aquilo e aquilo outro.

PM estoura central de disque drogas em santarem

Ontem à noite uma operação desmontou um esquema de disk droga em Santarém, oeste do Pará. O traficante Antonio Luis R. Nascimento, 32 anos, marceneiro, foi preso em flagrante na Rua Alegria no bairro Diamantino com 21 gramas de pasta base de cocaína, 314 reais e um celular e a motocicleta que ele utilizava para fazer a distribuição do material entorpecente.
Toda a droga estava nos bolsos de Antonio Luis que levou a polícia até sua casa localizada no Beco Madre, no bairro Santíssimo onde foram encontrados diversos materiais de preparo da droga e embalagens para a distribuição. O núcleo de inteligência da Policia Militar já acompanhava a algum tempo o caso desse traficante, sendo possível somente ontem prendê-lo em flagrante num trabalho conjunto com o Grupamento Tático Operacional e 16ª zona de policiamento.
Esse tipo de comércio de droga já vinha sendo denunciado pela população e existia até um telefone onde o viciado ligava e o traficante entregava o material. A polícia militar intensificou os trabalhos ostensivos e está reduzindo a atuação de traficantes em Santarém.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

indigenas terão vagas UFPA.

A UFPA terá várias novidades no Processo Seletivo Seriado 2010. Entre as inovações, estão a criação do curso de graduação em Fisioterapia e a disponibilização de vagas específicas para candidatos indígenas. As decisões foram tomadas durante a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), realizada na Segunda dia 22.
A UFPA irá oferecer duas vagas em cada um dos cursos de graduação, ofertados nos treze campi da instituição para candidatos indígenas, a partir do Processo seletivi seriado 2010 . Embora as condições obrigatórias para o ingresso na UFPA permaneçam, o processo de seleção será diferenciado para respeitar a diversidade cultural desses povos e assegurar mecanismos mais justos de avaliação.
“Temos casos de indígenas que conhecem vastamente as narrativas, contos e mitos da sua cultura, mas tiveram notas baixas ao serem avaliados sobre seus conhecimentos na nossa forma de literatura. Esse é um diferencial cultural que deve ser respeitado na nossa forma de seleção, bem como a diferenciação lingüística”, explica a antropóloga Jane Beltrão. Como as vagas serão criadas para os indígenas, não há possibilidade de serem ocupadas por outros candidatos.O CONSEPE irá analisar e decidir qual sera a forma de ingresso, mas a idéia é de que as organizações índígenas, indiquem os candidatos e os cursos de graduação nos quais eles, estrategicamente, precisem formar profissionais. Fonte: Diário do Pará

curso de prevenção ao uso de drogas para educadores das escolas públicas.


Pré-Inscrições: 22 de junho a 06 de julho
O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República informam que estão abertas as pré-inscrições para o Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – Edição 2009.
Público-alvo:Professores, coordenadores e gestores de escolas públicas dos anos finais (6º ao 9º ano) ou séries finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental e do ensino médio;
Objetivo:Capacitar educadores de escolas públicas para o desenvolvimento de programas de prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto escolar.
Carga Horária: 120 horas
Modalidade: Educação a distânciaDuração: 04 meses
Certificação: Certificado de extensão Universitária emitido pela Universidade de Brasília (UnB).
Critérios de Inscrição:
I) A escola deverá contar com acesso à internet;
II) Participação de 05 (cinco) cursistas por escola, entre professores, coordenadores e/ou gestores por escola.
Para a confirmação das inscrições serão observados: atendimento aos critérios I, II, a ordem das inscrições, proporcionalidade por estado/região do Brasil e o equilíbrio entre as vagas destinadas ao ensino fundamental e ao ensino médio, bem como escolas/municípios que desenvolvem ações de prevenção e de promoção da saúde.
A certificação de Extensão Universitária dependerá da apresentação do projeto final de prevenção, específico para a realidade da escola, elaborado em conjunto pelos 05 (cinco) participantes do Curso.
Período de Pré-Inscrição: 22/06 a 06/07/2009
Mais Informações:Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD - UnB)Tel: 33496007 – Ramal 239Site do Curso: www.prevencao.mec.senad.gov.br

domingo, 21 de junho de 2009

ação cidadã.fotos de oficinas.











palestra: violencia na escola, semana da paz.

alunos escola elcione barbalho.


turmas: primeira ao nono ano.semana foi uma realização das pastoras sociais da igreja catòlica,demais igrejas, secretaria de educaçâo e saúde.






ESSA É BOA!!!!!!!!!!





Almir é contra aliança com Jader


Do Espaço AbertoAlém de ter transformado a própria língua num chicote que não deixa em paz seus novos adversários – ou seriam inimigos? –, o ex-governador Almir Gabriel tem se esmerado em formular proposições que, digamos, exigem um intérprete.
É o caso, por exemplo, de uma declaração dele, contida em matéria que a repórter Rita Soares assina no Diário do Pará, edição deste domingo.A jornalista questionou o ex-governador sobre a possibilidade de uma aliança entre o PSDB e o PMDB de Jader Barbalho na eleição do próximo ano.Almir, segundo a matéria, descartou o que ele próprio denominou de “aliança de palanque” com o PMDB de Jader.E sapecou o seguinte:“Não vejo porque não podemos fazer uma cooperação política, mas aliança na hora da campanha, do meu ponto de vista, não é necessário.”Leram?É isso mesmo que está lá, literalmente nas últimas linhas de uma das matérias da página 14, primeiro caderno, edição de hoje.Sim, mas o que significa isso?Significa que Almir descarta uma aliança eleitoral com Jader para a campanha?Ao que parece, sim.Mas então o que seria uma “cooperação política”?É uma, digamos, aliançazinha de araque?Em que momento seria essa tal “cooperação política” – antes ou depois da campanha?O que é mesmo que o doutor Almir quis dizer?Ou não quis dizer coisa nenhuma?É preciso que explique.Porque o tucanês, vocês sabem, não é idioma acessível a qualquer um, não.Muito pelo contrário.
Postado por O Estado do Tapajos On Line

Erro de E_mail...

Um casal decide passar férias numa praia do Caribe, no mesmo hotel onde passou a lua de mel 20 anos antes. Por causa do trabalho, a mulher não pode viajar com o marido. Deixa para ir alguns dias depois.
Quando o homem chega ao seu quarto do hotel, vê que há um computador com acesso à internet. Decide então enviar um e-mail à mulher, mas erra uma letra sem perceber e o envia a outro endereço.
O e-mail é recebido por uma viúva que acabara de chegar do enterro do marido. Ao conferir seus e-mails, ela desmaia instantaneamente.
O filho, ao entrar em casa, encontra a mãe caída perto do computador. Na tela está escrito:
_ Querida esposa, Cheguei bem Provavelmente você se surpreenda ao receber noticias minhas por e-mail. Mas agora tem computador aqui e pode-se enviar mensagens às pessoas queridas. Acabo de chegar e já me certifiquei de que esta tudo preparado para você vir na sexta-feira que vem. E espero que a sua viajem seja tão tranqüila como está sendo a minha.
SÓ UM DETALHE: Não traga muita roupa, Aqui faz um calor infernal

sábado, 20 de junho de 2009

Hidreletrica de são Luiz do Tapajós será Tema de debate em audiência pública em Itaituba dia 25.

Por iniciativa da Câmara de vereadores, Itaituba vai debater em meio a uma audiência Pública, a construção do Projeto de construção de uma hidrelétrica na comunidade de São Luiz do Tapajós.O tema esse ano já foi objeto de varias discussões por outras entidades que defendem causas ambientais. A audiência Pública vai ocorrer no próximo dia 25 este mês as 19 horas no Plenário da Câmara de Vereadores.A solicitação da Audiência foi feita pelo vereador Mário Cezar Aguiar, com apoio unânime dos demais vereadores incluindo o presidente ad Casa que considera de fundamental importância essa discussão.Hilton Aguiar, espera que a comunidade, as entidades de classe se façam presentes em grande número já que a audiência será uma oportunidade impar de serem dirimidas todas as dúvidas que são muitas em relação a hidrelétrica.De autoridades que virão de outras regiões está confirmada a presença do Engenheiro Dr. Luiz Fernando Rufato, representando a Eletronorte onde estará em nome da empresa fazendo um demonstrativo técnico do projeto e os seus estudos de Impactos Ambientais. Uma das causas dasoictação da audiencia é o elevado grau de rejeição ao projeto que os engenheiros e técnicos da Eletronorte asseuram que não irá causar danos ambientais a região.A Câmara está distribuíndo grande número de convites, por se tratar de um evento que tem grande significado para o futuro econômico, social e ambiental de Itaituba e principalmente à Comunidade de São Luiz do Tapajós onde ficará sediada a Hidrelétrica.

Zoneamento do Oeste do Pará é aprovado pelo CONAMA.

O Conselho Nacional do Meio ambiente (Conama) aprovou nesta quarta-feira (27) a implantação do projeto de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da região Oeste do Pará, apresentada pelo governo do Pará. O projeto já havia sido aprovado pelas Câmaras de Assuntos Jurídicos e Gestão Territorial do Conama.___Fonte: Agência Pará

Seminários sobre ordenamento e gestão florestal na área da Br 163

Disponibilizar informações atualizadas sobre os processos de ordenamento e gestão florestal na área de influência da rodovia BR-163, como forma de subsidiar o diálogo entre a sociedade civil e órgãos governamentais do Pará. Este é o objetivo do seminário que será realizado amanhã, terça-feira (16), em alter-do-Chão, que vai reunir instituições do Governo Federal, estadual e a população local. Durante o encontro, serão debatidos temas como manejo florestal familiar e comunitário e instrumentos e políticas públicas de ordenamento e gestão florestal.“Trata-se de mais um espaço de debate sobre o processo de ordenamento territorial que o Governo do Estado está realizando nos municípios de Santarém, Aveiro e Juruti. Durante o evento, vamos compartilhar com a comunidade mais detalhes sobre todo o trabalho, que se encontra em fase conclusiva”, afirma Raimunda Monteiro, Diretora Geral do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor).O seminário “Novos Marcos de Ordenamento e Gestão Florestal no contexto da BR 163” é uma realização do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e está inserido nas ações do convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e Ideflor, além do Projeto Diálogos.Participam ainda do evento a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 0 Serviço Florestal Brasileiro (SFB).___Fonte: Ideflor

Belo Monte já movimenta construtoras.

A concessão da hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Rio Xingu (PA), já começa a movimentar as negociações de empresas do setor de energia elétrica para a participação do leilão de concessão. A CPFL energia, Cemig e Tractebel (GDF Suez) manifestaram o interesse na hidrelétrica e começam a planejar a formação de consórcios. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.
Segundo as informações divulgadas pelo jornal, as companhias acreditam que haverá poucos consórcios concorrentes, devido ao tamanho do empreendimento, confirmando um dos grandes medos do governo. A falta de concorrência pode elevar o preço final da energia gerada pela usina.
Para melhorar esta situação, o governo já planeja que cada uma das subsidiárias da Eletrobrás participe de consórcios independentes, a fim de engrossar a concorrência. Outra dúvida que paira sobre a obra é se será cumprida a data para o leilão da concessão, previsto para setembro, prazo, considerado por muitos, impossível devido aos atuais impasses para a liberação da licença ambiental do empreendimento.
O custo do projeto também fixa-se no reino da incerteza. De acordo com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o valor estipulado para a obra é de R$ 7 bilhões, enquanto que a CPFL prevê R$ 20 bilhões e a Cemig R$ 26 bilhões. A despeito da incerteza as companhias continuam suas negociações, mantendo, por hora, em segredo quem seriam os sócios para seus consórcios.
Amazônia.org

sempre esquecido!!


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Transporte, divulgou através de nota a imprensa que irá recuperar rodovias estaduais para o verão. "Estou exigindo que a Setran disponibilize toda a sua força para uma arrancada de obras que irá atingir os quatro cantos do estado agora que as chuvas estão diminuindo e já se pode trabalhar nas rodovias", disse o secretário Valdir Ganzer.
Tudo bonito e perfeito, se não fosse apenas por um detalhe, a PA - 457 Everaldo Martins, que liga Santarém a Ater do Chão não está contemplada. Já para a Região da Calha Norte está previsto 10 milhões para recuperar três trechos distintos. Os municípios de Terra Santa e Faro; trecho da PA - 254 nos municípios de Alenquer, Monte Alegre, Óbidos, Oriximina e Prainha e outra frente executando o trecho Almeirim até Monte Dourado.
Alter do Chão por ter sido eleita a melhor Praia do Brasil e em respeito aos milhares votos que Santarém deu a Ana Júlia, merece ter um pouco mais de respeito e reconhecimento...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

PACOTE TRIBUTÀRIO É TEMA EM SANTARÉM.

A Secretaria da Fazenda (Sefa) terá um encontro com representantes dos segmentos empresariais em Santarém amanhã, dia 17 de junho, para apresentar as medidas tributárias adotadas recentemente visando dinamizar a economia, combater a concorrência desleal e dar mais agilidade a fiscalização, implementar a cobrança da dívida ativa e aumentar a arrecadação, bem como enfrentar a crise econômica internacional.
No encontro a Sefa vai esclarecer assuntos como a emissão de Nota Fiscal Avulsa no Portal de Serviços da Internet, que só pode ser feita por meio de credenciamento prévio. Este novo serviço iniciou no dia 23 de maio. A grande vantagem é que o cidadão não precisa mais se deslocar até uma unidade do Fisco para receber o documento fiscal.
A Sefa agendou outras reuniões para conversar com empresários pelo interior. No dia 25 haverá encontro em Tucuruí e no dia 30 em Altamira. Segundo o secretário, as reuniões servem para esclarecer aos empresários e contadores as novas medidas, mantendo um diálogo permanente com as classes empresariais.
RegularA grande novidade do pacote tributário é o Programa de Regularização Fiscal das Empresas no Estado do Pará (Regular) permitindo o parcelamento de débitos tributários do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICM) e do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) até 31 de dezembro de 2007, inscritos ou não em dívida ativa, com redução de até 95% das multas e de até 80% dos demais encargos.
O pagamento pode ser feito em parcela única, com redução de 95% das multas e de 80% dos juros; em até 36 parcelas mensais, com redução de 80% das multas e 60% dos demais acréscimos e em até 60 parcelas, com redução de 60% das multas e 50% dos juros.A adesão ao Programa pode ser feita até o dia 31 de julho no Portal de Serviços da Secretaria na Internet ( www.sefa.pa.gov.br/regular ).

PF PRENDE DIRETOR DO BASA.

PORTO VELHO - Em trabalho conjunto, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal em Rondônia deflagraram, na manhã desta terça-feira, a Operação Abate. O trabalho é resultado de mais de ano de investigações realizadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. Segundo a polícia, as apurações apontaram a prática de diversos crimes cometidos para favorecer empresas frigoríficas, laticínios e curtumes fiscalizados pela Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia. Em troca, os servidores públicos envolvidos recebiam vantagens indevidas das empresas favorecidas.Além de frigoríficos, laticínios e curtumes, foi identificado um importante grupo econômico com sede em Mato Grosso, responsável por pagamento de propinas a servidores públicos da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia, Banco da Amazônia, Ministério da Integração Nacional, Agência Nacional da Energia Elétrica e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso.Estão sendo cumpridos 15 mandados judiciais de prisão preventiva, sete mandados judiciais de prisão temporária, além do cumprimento de 43 mandados de busca e apreensão na sede da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia, na residência de vários investigados e na sede de diversas empresas envolvidas no esquema.As execuções das ordens judiciais estão sendo cumpridas em oito Estados (Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Norte) e no Distrito Federal, envolvendo um efetivo total de 250 policiais federais, além de 65 viaturasNo Pará, o encarcerado foi simplesmente o Diretor de Infra-Estrutura de Negócios do Banco da Amazônia (BASA), Augusto Afonso Monteiro de Barros.----Atualizada às 12:15.A coisa se arrastava há algum tempo. Augusto foi gerente do banco em Rondonia, e foi no PT de lá que conseguiu o aval para ser nomeado diretor do BASA. Na Agência Nova Déli-Centro do banco, a perplexidade é total.

VERGONHA Á DERIVA..

Não são poucos os jornalistas que se sentirão aliviados no dia em que a Folha de S.Paulo anunciar que José Sarney, seu colaborador das sextas-feiras, licenciou-se, aposentou-se ou ganhou o Nobel de Literatura e, por isso, deixará o jornal. O vexame não atinge apenas os jornalistas que trabalham na Folha, familiarizados com a simbologia da Página 2, onde germinou a extraordinária ascensão do jornal em junho de 1975. A presença de Sarney nesta página é afronta gremial, corporativa, mexe com os brios dos profissionais brasileiros empenhados em fazer do jornalismo o ofício da decência e da consciência.Apesar do maciço monolitismo que domina a grande imprensa, a Folha de S.Paulo conseguiu a façanha de ficar sozinha no incrível apego ao ex-presidente da República. Em apenas cinco meses, depois de uma controversa carreira de mais de meio século, o senador converteu-se em unanimidade nacional: o mar de lama que afoga nosso Legislativo é fruto da sua leniência e da sua complacência com a malfeitoria e a prevaricação.A direção da Folha sabe disso, há tempos admite que a permanência de Sarney no seu quadro de colaboradores e amigos respinga na sua imagem nódoas indesejáveis, compromete a sua história, coloca suspeições onde só deveria existir transparência. Os responsáveis pelos destinos da Folha, agarrados às birras juvenis, perderam uma magnífica oportunidade de dissociar-se da figura de Sarney em fevereiro, quando foi novamente alçado à presidência da Câmara Alta e à chefia do Legislativo. Outros colaboradores com currículos mais respeitáveis e em posições potencialmente menos conflituosas foram afastados sem dor, com naturalidade. Sobretudo sem ruído.Atração fatalNo caso de Sarney, há uma estranha e perturbadora atração, verdadeira atração fatal: o jornal que se jacta de ter o rabo preso com o leitor tem o dito-cujo preso com o destino do parlamentar que no momento encarna a degradação do processo político.Os estrategistas da Folha imaginaram que seria possível mantê-la distante das estripulias do senador. Quando os seus concorrentes Estado de S.Paulo e, logo em seguida, O Globo começaram a desvendar a incrível novela dos atos secretos, evidenciou-se que a Folha - como, aliás, era previsto - encalacrava-se junto com o seu dileto articulista.O furo com a denúncia dos 300 atos clandestinos coube aos repórteres Rosa Costa e Leandro Colon, do Estadão, na quarta-feira (10/6). Surpreendidos, Folha e Globo entraram com naturalidade no assunto na edição seguinte (quinta, 11/6). Vocacionada para protagonismos, imaginava-se que a Folha logo trataria de ultrapassar o Estadão. Quem se juntou ao Estadão foi O Globo, na sexta-feira (12/6), em reportagem de Gerson Camarotti: os atos secretos não eram 300, mas quase o dobro - 500. A Folha ficou visivelmente para trás. Neste dia, na discreta chamada na capa, o jornal explica que uma comissão examina desde 1995 os privilégios produzidos pelos atos secretos.Sarney fora da pautaPara disfarçar o desconforto, a Folha opinou no sábado, mas distanciou o escândalo da pessoa de Sarney: "Senado secreto" foi o título do principal editorial da Página 2. O nome do fiel colaborador não aparece uma única vez, embora aparecesse com destaque no noticiário dos dias anteriores.O Estadão também opinou no sábado, mas ao contrario da delicadeza do concorrente entrou de sola com um editorial sob o título "Corrupção secreta". O envolvimento de José Sarney é detalhado num extenso parágrafo. Quem tocou na complicada relação de Sarney-Folha foi o colunista Clóvis Rossi, o mais antigo da Página 2, que na edição de domingo (14/6) desculpa-se pelo atraso em entrar no assunto: "A demora não se deve, creia-me [dirigindo-se ao leitor], à preguiça, à desatenção ou ao desejo de preservar o colega do espaço ao lado nas sextas feiras, o senador José Sarney, ao contrário do que suspeitam alguns leitores." A demora deveu-se, segundo o jornalista, à incredulidade:"...o que há mais para dizer sobre um caso destas proporções? Xingar a mãe?" O libelo encerra-se com dinamite pura:"O pior é que não tem saída, porque a saída depende dos próprios senadores, cúmplices, por ação ou omissão, do aparelho clandestino que era uma Casa de Leis".Sarney está ferrado: a Folha jamais admitiria desvencilhar-se de um incômodo parceiro apenas para satisfazer "alguns leitores" exigentes e inconformados. Agora, com o decisivo empurrão assinado e avalizado pelo mais antigo articulista da Dois, está armado e acionado o cronograma para a saída de José Sarney da Folha de S.Paulo. Aleluia! Clóvis Rossi merece um prêmio pela façanha.

Grito da Terra Brasil Cobra Assentamentos no Pará

Trabalhadores rurais filiados a Federação dos Trabalhadores de Agricultura do Pará (Fetagri) organizaram em Belém, uma das maiores atividades de massa que o movimento sindical realiza anualmente, o “Grito da Terra Brasil”. Durante o dia inteiro, cerca de 1.500 trabalhadores participaram de vários eventos. Os agricultores iniciaram a marcha na terça-feira, no município de Igarapé-Miri, de onde vieram para Belém para participar do movimento. Pela manhã eles ocuparam o prédio do Iterpa (Institutos de Terras do Pará) por mais de duas horas para cobrar do governo novas áreas de assentamentos no Pará. Os representantes do movimento só descocuparam o prédio quando foram recebidos pela governadora Ana Júlia Carepa, que ouviu as reivindicações dos trabalhadores rurais e assinou oito decretos autorizando a criação de 11 novos assentamentos nos municípios de Bujaru, Rondon do Pará, Porto de Moz, Tailândia e Santa Maria. (Da Redação com informações Diário do Pará)

livre comércio é a solução.

A Câmara Municipal de Santarém discutiu hoje, em sessão especial, a pretensão de se criar uma Área de Livre Comércio (ALC) no município. Idéia bem mais inteligente do que a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).A ALC é melhor porque beneficia diretamente a população local e de baixo poder aquisitivo. A ZPE tem seus efeitos benéficos restritos e é vista de melhor ângulo pelos empresários que recebem os produtos exportados.Apesar do relevante valor do assunto para a população santarena, muito pequena foi a participação dos vereadores. Até o vereador Maurício Correa, que é empresário, faltou à sessão, demonstrando o mínimo de interesse pelo assunto.Todos os presentes foram unânimes em defender a proposta da ALC. O mais difícil vai ser conseguir apoio da governadora em Belém. Os empresários de lá nem se fala. Vão querer a idéia para eles.A solução econômica para o oeste é a ALC. Boa Vista, Amapá e Amazonas já desfrutam do privilégio. Estamos ilhados, portanto.

Projeto Ação Cidadã Escola Eurico Valle


oficinas: pintura e reciclagem.

oficina dança.

vereadora solange, contribuindo como voluntaria.









Realizado de 14 a 17 de junho, envolvimento de alunos, professores e funcionarios de apoio do ensino fundamental e médio.no desenvolvimento deste projeto foram realizados varias oficinas, mini-cursos, palestras, apresentação teatral e outras atividades culturais envolvendo alunos e voluntários, que durante esses dias se dedicaram para fazer o EVAC acontecer.a comunidade escolar está de parabéns e a sociedade ruropolense só tem a ganhar.

terça-feira, 16 de junho de 2009

calendario para reposição de aulas ainda não foi definido

Dirigentes do Sintepp estiveram reunidos na tarde de hoje (16) com representantes da Seduc, para a construção conjunta do calendário de reposição das aulas em decorrência da greve da categoria encerrada ontem (15). A proposta do Governo do Estado apresentada pela Seduc na reunião, foi de que houvesse aula em dois sábados por mês até que todas fossem repostas.Entretanto, o sindicato discordou da utilização dos sábados para a reposição das aulas, por este ser considerado pelos técnicos em educação como um dia sem aproveitamento pedagógico. “A nossa proposta é que se estenda o início do ano letivo de 2010 para o dia 18 março, já que assim as escolas teriam maior flexibilidade para fazer a reposição das aulas”, declara Mateus Ferreira, coordenador executivo de Belém do Sintepp.Como não houve acordo entre os representantes do sindicato e da Seduc, uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 22 de junho, às 10 horas, no prédio sede da secretaria.

os motivos que levaram trabalhadores em educação a grevarem

A cada ano que passa nós, trabalhadores e trabalhadoras em educação, nos mobilizamos por melhores salários e melhores condições de trabalho. Diante da insensibilidade dos governos muitas vezes temos que recorrer a um instrumento de luta usado por todos os trabalhadores que é a greve. E todas as vezes que fazemos greve temos o apoio da comunidade, pois ela conhece a realidade das escolas onde estudam seus filhos e filhas. Não há material didático de apoio e os prédios estão em péssimo estado, alguns até ameaçados de desabarem sobre a cabeça de alunos e trabalhadores. Mesmo com as truculências do Governo Ana Júlia, que ameaçou cortar o ponto da categoria e entrou com ação na justiça para criminalizar o nosso movimento, não baixamos a cabeça e lutamos durante 39 dias por nossas reivindicações. Por isso, mais uma vez agradecemos o apoio de pais e de alunos que entenderam que essa luta é de todos e que o nosso compromisso é com a escola pública gratuita e de qualidade. Suspendemos a greve, mas não vamos baixar a guarda. Há muito o que fazer. A nossa luta vai continuar. Em relação a reajuste salarial, os percentuais apresentados pelo governo que alinham os vencimentos base ao mínimo continuam os mesmos concedidos aos demais sindicatos do serviço público estadual: 12% para o nível fundamental, 9% para o nível médio e apenas 7,2% para o nível superior. E os aposentados somente receberam o alinhamento ao mínimo. Isto significa dizer que, independente da nossa qualificação, o governo nos paga somente R$ 465,00 como vencimento base. Ou seja, recebemos um salário vergonhoso e bem abaixo do que vem sendo pago aos servidores em educação de outros Estados. Queremos um salário digno, queremos o Plano de Carreira que atenda as nossas necessidades, queremos reformas nas escolas com a participação da comunidade na fiscalização das obras. Reafirmamos o nosso compromisso de repor as aulas para que nossos alunos e alunas não sejam prejudicados e convidamos todos a continuar na luta em defesa de uma ESCOLA PÚBLICA GRATUITA PARA TODOS E EM TODOS OS NÍVEIS, COM QUALIDADE SOCIAL.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NA AMAZÔNIA

A regularização fundiária da Amazônia, cujas regras foram aprovadas há cerca de dez dias no Senado, começará a sair do papel nesta semana.Está previsto para a próxima sexta-feira, o lançamento do programa 'Terra Legal', com o início do cadastramento dos posseiros que ocupam, até antes de dezembro de 2004, áreas da União com até 1.500 hectares na Amazônia Legal.Marabá, município campeão do desmatamento no último ano (338 km²), será um dos locais escolhidos pelo governo para o lançamento do programa.No total, 17 municípios paraenses estão incluídos como prioritários na maior ação de regularização fundiária prevista na região.

AMAZÔNIA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NO SÉCULO XXI

“Amazônia e desenvolvimento territorial no século XXI” é tema de seminário que acontece nos dias 18 e 19 de junho no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, numa promoção conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/IFCH), em Gestão de Recursos Naturais (PPGDAM/Numa) e em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU/Naea).
Cerca de 400 inscritos, entre profissionais e estudantes, participarão do evento, cujo objetivo é estabelecer um espaço conjunto de debate acadêmico e institucional acerca das dinâmicas regionais e das políticas de desenvolvimento territorial para a Amazônia.

QUEM PAGA A CONTA É O EMPREENDEDOR

Com a Instrução Normativa (IN) nº 26, de 4 de junho de 2009, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estabelece novos procedimentos de análise dos licenciamento ambientais de projetos de “uso racional e sustentável” naturais no Estado do Pará.
Conforme o documento, o detentor do projeto será responsável pelas despesas administrativas decorrentes da vistoria. Após a análise preliminar dos projetos, a equipe técnica responsável encaminhará um plano de viagem à Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira (Dgaf) para o levantamento dos custos da vistoria.
A vistoria inclui as despesas referentes a transporte, hospedagem e alimentação. Depois de ter o plano de viagem aprovado pela Dgaf, o detentor do projeto será notificado e terá três dias úteis para depositar o pagamento na conta do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).
Em seguida, levará a cópia do comprovante de pagamento à diretoria, que encaminhará à equipe técnica para que seja marcada a data da viagem. A Sema providenciará a vistoria dentro de 30 dias, contados a partir da entrega do comprovante de depósito.
Quando houver mais de um projeto localizado em uma mesma área ou em locais próximos, os detentores poderão dividir a despesa da vistoria.

COMISSÃO DO SENADO APROVA PROJETO DE LEI QUE PROPÕE FIM DE FUSOS HORÁRIOS NO PAÍS

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou hoje (16) projeto de lei de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que acaba com os fusos horários no país (hora local).Pela proposta, todos os estados passam a adotar o horário de Brasília (hora legal). A matéria ainda será analisada em caráter terminativo pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Se aprovado, o projeto de lei segue para apreciação da Câmara.O território brasileiro é cortado por quatro fusos horários, mas a maioria do país adota a hora de Brasília, chamada hora legal brasileira, estabelecida pelo Decreto nº 2.784, de 18 de junho de 1913.

LULA VAI VIRAR COLUNISTA

A partir do dia 7 de julho (uma terça-feira), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva responderá perguntas de leitores de jornais impressos em uma coluna semanal intitulada O Presidente Responde.A Secretaria de Imprensa da Presidência da República abriu hoje (15) as inscrições para os jornais interessados em publicar o material. De acordo com a secretaria, a coluna terá o formato de perguntas e respostas e será publicada sempre às terças-feiras.Os leitores deverão enviar as perguntas para os jornais com nome completo, idade, profissão e cidade onde residem. Por sua vez, os jornais encaminharão as perguntas à Presidência da República, que irá selecionar três, a cada semana.Conforme comunicado da Secretaria de Imprensa, as perguntas devem tratar de temas relacionados às políticas do governo federal, “considerando que a coluna visa ser mais um instrumento de prestação de contas à sociedade das ações do governo federal”. A coluna ficará disponível ao público no site da Presidência da República depois da publicação nos jornais cadastrados.
DA AGENCIA BRASIL.

ORAÇÃO DO AVIADOR

ORAÇÃO DO AVIADOR




ORAÇÃO DO AVIADOR Senhor dos Céus e da Terra, Que meus lábios se abram para te entoar O meu canto de amor, Para o meu pedido de benção, Para o teu engrandecimento, E para que a vida me seja Segundo a tua dadivosa vontade. Quando eu voar e estiver Entre nuvens e estrelas; Sinta-o bem perto de mim. Quando eu voar, sinta a sincronia Do Universo e que também; Os meus pensamentos voem para ti, Que és a minha fortaleza. Nos meus dias de desânimo, Quando estiver em perigo de soçobrar, Tenha em minha retina a imagem Do teu divino ser sobre o mar da Galiléia Pairando sobre as ondas, e, então, Pedirei a tua mão para ajudar-me A caminhar nas ondas agitadas Dos meus dias tristes e cansados. Que a tua paixão me conforte. Que teus ouvidos estejam atentos À minha voz; que nunca me sinta só, Mesmo perdido na imensidão Do espaço aéreo, porque: Tu estarás sempre comigo

Minha homenagem aos meus irmãos biológicos Wanderly, Walterley e Walterlan, e aos amigos Nôco, Bidú, Prego Clinger, Kilme, Pitimba, Carcará, Toninho, Jabuti, Walter, Gonçalo, Detimar, Adauto e tantos outros que sobrevoam ou sobrevoaram a Amazônia à bordo de pequenas aeronaves integrando toda a região.
Minha homenagem póstuma aos amigos, Clódson, Mamá, Edu entre outros, que no exercício de suas missões vocacionais, perderam suas vidas de forma trágica, saindo da vida para entrarem na história como pessoas vencedoras que aliavam a vontade de trabalhar com emoção de voarem bem mais perto do céu, perto de Deus.

Pará tem pior desempenho no ensino médio do Brasil.

Dados recentes do Ministério da Educação mostram uma realidade assustadora a respeito das deficiências e fragilidades do ensino público no Pará. Esses dados, inseridos na proposta de Ensino Médio Inovador, encaminhado recentemente ao Conselho Nacional de Educação, revelam, por exemplo, que o Pará está em penúltimo lugar na taxa de atendimento escolar de jovens de 15 a 17 anos, ficando à frente apenas de Rondônia.No Pará, apenas 71% dos jovens nessa faixa etária estão matriculados, percentual inferior ao da média regional (Norte), que é de 78%, e também da média nacional, de 81%. Outro número infausto diz respeito à taxa líquida.
De acordo com o professor Ronaldo Marcos de Lima Araújo, docente e pesquisador do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, o Estado tem a pior taxa líquida do Ensino Médio do Brasil. Apenas 28% dos jovens de 15 a 17 anos estão matriculados no Ensino Médio, que é onde eles deveriam estar, enquanto os demais jovens (72%) ou estão atrasados ou fora da escola – afirma Ronaldo Lima. Para que se tenha uma ideia do que isso representa, basta dizer que a média regional, que já é sofrível, situa-se na faixa de 35%, ou seja, sete pontos percentuais acima da taxa paraense.
A disparidade é ainda mais acentuada quando a comparação se faz com a média nacional, que chega a 52%.O pesquisador da UFPA chama ainda a atenção, ao avaliar os dados do MEC, para o fato de que o Pará registra o pior desempenho na evolução de matrículas no Ensino Médio no Brasil. Ou seja: além de apresentar atendimento deficitário, o Pará ainda contempla números regressivos no tocante à demanda, tanto que, de 2007 para 2008, deixaram de se matricular nada menos que 31 mil jovens. “Ao invés de caminharmos na direção da universalização do Ensino Médio, diminuímos as nossas matrículas. Eram 368 mil em 2007 contra 337 mil matrículas em 2008”, destacou Ronaldo Lima.
O pesquisador desautoriza por antecipação, porém, qualquer tentativa de exploração política em torno do assunto, assinalando que os dados negativos da educação do Pará não constituem passivo único deste ou daquele governo, mas foram construídos ao longo dos anos. Como exemplo, Ronaldo Lima destaca que os números mais recentes do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foram colhidos em prova realizada em 2007.
O que estava sendo avaliado, portanto, era o nível da educação ministrada no governo anterior, da mesma forma como este tinha avaliações negativas do que o antecedera, e assim sucessivamente. Na opinião do pesquisador da UFPA, o que a sociedade tem a fazer é se mobilizar com vistas à transformação da realidade atual. Ela já deu um passo importante, segundo Ronaldo Lima, ao instituir o Plano Estadual de Educação, que estabelece diretrizes e metas para os próximos dez anos. Depois de submetido ao Conselho Estadual de Educação, o plano acha-se agora na Seduc e deve ir a votação na Assembleia Legislativa do Estado.
66% estudam em condições precárias
Dados relativos a 2005, de acordo com o pesquisador, revelam que o Pará tinha, naquele ano, 370.287 matrículas no Ensino Médio – das quais 337.995 na rede estadual – para uma população de 449.765 jovens entre 15 e 17 anos. Apenas 103 mil jovens nessa faixa etária, porém, estavam matriculados no Ensino Médio. Esses números, conforme frisou, revelam uma defasagem de mais de 90 mil vagas no Ensino Médio, e isso sem considerar a distorção entre idade e série de mais de 300 mil se levados em conta apenas os jovens de 15 a 17 anos.
Ronaldo Lima chama ainda a atenção para o fato de que, enquanto a média nacional de jovens matriculados no Ensino Médio que estudam em condições precárias corresponde a 60%, no Pará esse número chega a 66%. Nessa classificação incluem-se o ensino noturno, a educação de jovens e adultos (EJA) e o Ensino Médio modular.
Alguns indicadores de qualidade do ensino, levantados em 2007 pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirmam também a posição desconfortável ocupada pelo Pará em termos de desempenho no setor educacional.
A taxa de aprovação no Ensino Médio em 2006, por exemplo, que alcançou em todo o Brasil um índice de 73,2%, ficou limitada no Pará a 69,4%, contra 70,5% da Região Norte. A taxa da Seduc foi ainda menor, apenas 67,7%. Já a taxa de abandono no Ensino Médio, que foi de 15,3% no Brasil, alcançou 20,8% na Região Norte e subiu para 22,9% no Pará. A taxa da Seduc foi também superior, chegando a 24,6%.
Português: notas têm pior queda do país
O Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), que no Brasil foi de 3,4, limitou-se na Região Norte a 3,2. No Pará, o índice ficou em modestos 2,6%. Números igualmente ruins foram obtidos pelo Estado do Pará no desempenho em matemática e em língua portuguesa no Saeb, o Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Em 2005, o desempenho em Língua Portuguesa foi de 246,4 pontos no Brasil, de 242,2 na Região Norte e de apenas 236,9 pontos no Pará. E o Estado, para piorar as coisas, vem apresentando números declinantes desde o início da década. De 253,1 pontos em 2001, o Pará caiu para 248,7 em 2003 e desabou para os já mencionados 236,9 pontos em 2005. O tamanho da queda, de 16,2 pontos em apenas quatro anos, mostra que em língua portuguesa o desempenho dos alunos no Pará foi o que registrou o maior declínio de qualidade dentre todos os Estados brasileiros.
Em matemática, o Pará obteve 242 pontos na avaliação de desempenho no Saeb em 2005, contra 251,1 da Região Norte e 257,1 da média brasileira. A evolução no desempenho nessa disciplina mostra ter havido uma queda de 17,3 pontos de 2001 para 2005 – de 259,3 para 242. Esses números atestam que a qualidade do ensino no Pará não só está ruim como vem piorando ano a ano.
Diário do Pará

terça-feira, 9 de junho de 2009

a favor dos professores e da juventude.

O Vereador Bruno Pará (PDT), declarou ser favorável a greve dos professores por entender que a greve é legítima e que é necessário que o Governo do Estado reveja sua ação na área da Educação, pois segundo o vereador, os professores tem um piso salarial baixo, as escolas estão com suas estruturas comprometidas e diante de tudo isso, ele não pode se omitir ou ficar do lado do governo, mesmo seu partido fazendo parte de sustentação do governo estadual.
Bruno Pará afirmou com veemência que seu partido (PDT) tem um estatuto e um programa, canbendo a ele seguir e dar continuidade aos princípios propostos para o Brasil, pelo saudoso Leonel Brizola, fundador do PDT.
“Se a educação desse pelo menos sinal de que estar andando em nosso estado a greve não teria acontecido, infelizmente os professores recebe pouco, as escolas estão em péssimas condições e tantos outros problemas, mas eu não posso ficar nesse momento ao lado do governo, pois os professores são trabalhadores e merecem ser tratados com mais respeitos e a juventude, os estudantes, também precisam ser tratados com respeito e o meu mandato é para garantir isso” finalizou seu discurso o vereador Bruno Pará.

ESSA É BOA!!!!!!!!!!

CARTA DO MARIDO:Querida, escrevo para dizer que vou te deixar. Fui bom marido por 10 anos. As duas últimas semanas foram um inferno. O seu chefe me chamou para dizer que você tinha pedido demissão e isto foi a gota. Na semana passada, nem notou que não assisti ao futebol. Te levei na churrascaria que mais gosta. Chegou em casa, nem comeu e foi dormir depois da novela. Não diz que me ama, nunca mais fizemos sexo.Está me enganando ou não me ama mais.PS. Se quiser me encontrar, desista. A Júlia, aquela sua 'melhor amiga' da academia e eu vamos viajar para o nordeste e vamos nos casar!
Ass: Seu Ex-marido.
RESPOSTA DA MULHER:Querido ex-marido,Nada me fez mais feliz do que ler sua carta. É verdade, ficamos casados por 10 anos, mas dizer que você foi um bom marido é exagero. Vejo a novela para não lhe ouvir resmungar a toda hora. Reparei que não assistiu futebol, mas com certeza, foi porque seu time tinha perdido e você estava de mau humor. A churrascaria deve ser a preferida da amiga Júlia, pois EU não como carne há dois anos. Fui dormir porque vi que a cueca estava manchada de batom. Rezei para que a empregada não visse.Mas, com tudo isto, ainda o amava e senti que poderíamos resolver os nossos problemas. Assim quando descobri que eu tinha ganhado na Loteria, deixei o meu emprego e comprei dois bilhetes de avião para o Taiti, mas quando cheguei em casa você já tinha ido.Fazer o quê? Tudo acontece por alguma razão. Espero que você tenha a vida que sempre sonhou. O meu advogado me disse que devido à carta que você escreveu,não terá direito a nada. Portanto, se cuida!PS. Não sei se lhe disse, mas a Julia, minha 'melhor amiga', está grávida do Jorginho, nosso personal. Espero que isto não seja um problema..
Ass: Milionária, Gostosa e Solteira.
Postado

imagens cachoeira 100 km 100











partido socialismo e liberdade: educação não rima com repressão

Data de Publicação: 08-06-2009 A população paraense assiste atônita ao tratamento truculento destinado pelo governo Ana Júlia aos trabalhadores em educação que estão em greve desde o dia 06 de maio, reivindicando reajuste salarial e melhores condições de ensino. O Pará tem hoje 600 mil analfabetos e o pior índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) do Brasil em se tratando de ensino médio. Além disso, submete, desde fevereiro, os professores a um salário-base menor que o salário mínimo vigente. Um professor com uma carga de 100 horas percebe R$ 433,65, contra R$ 665,00 no Amazonas ou R$ 683,00 no Maranhão. Todas as comparações com estados da região Norte e Nordeste, pra não falar dos estados do Sul, colocam o Pará nas piores estatísticas em relação à educação. Mais de mil e duzentas escolas estão em péssimas condições, colocando em risco não apenas a qualidade da educação, mas a própria integridade de alunos e funcionários. Talvez por isso a governadora Ana Júlia (PT) responda aos legítimos movimentos grevistas, que denunciam essa situação caótica, com tamanha violência. No ano passado, por exemplo, mandou a tropa de choque da PM espancar dezenas de educadores em greve e entrou na Justiça para criminalizar o movimento. Este ano, além de não apresentar nenhuma proposta decente de recomposição salarial, tenta esvaziar o movimento recorrendo novamente ao autoritarismo da Justiça – tão rápida quando se trata de punir quem luta em favor do povo - e a uma arrogante campanha de intimidação da categoria. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) manifesta sua irrestrita solidariedade aos trabalhadores da educação e repudia veementemente a falta de diálogo com os grevistas. Repudia ainda a vergonhosa política de criminalização dos movimentos sociais implementada pelo governo do PT. Basta lembrar os quatro integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que se encontram presos desde o dia 26 de abril num presídio em Americano, para se ter a dimensão de que vivemos, efetivamente, na terra dos direitos violados. A população paraense já está cansada de ser manchete nacional por fatos como o estupro de uma adolescente de 15 anos presa numa cela com 20 homens, em Abaetetuba; pela existência de 25 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes denunciados somente nos últimos cinco anos; pelo espancamento de professores, garimpeiros e trabalhadores sem terra; pela morte de crianças na Santa Casa; pelo escândalo das mochilas e agendas escolares; pela violência no campo e insegurança em todas as partes, além do vergonhoso fiasco representado pela derrota de Belém para Manaus na escolha das sedes para a Copa de 2014. Este governo, que tem vocação para a paralisia e para a derrota, não produziu um fato positivo sequer. Exigimos a imediata reabertura das negociações e a apresentação de propostas concretas que possibilitem o término da greve, com o atendimento mínimo da pauta de reivindicação da categoria, inclusive com a melhora efetiva das condições de infra-estrutura e segurança nas escolas. Belém, 05 de junho de 2009. Araceli Lemos - presidenta do PSOL – Pará Marinor Brito - presidenta do PSOL - Belém
Outras Notícias

sintepp ultimas noticias sobre a greve.

Data de Publicação: 08-06-2009

O Sintepp promoveu um ato em frente à Seduc na manhã de hoje (08), com o objetivo de novamente apresentar as reivindicações da categoria e chegar a um acordo para por fim a greve na rede pública de ensino, iniciada no dia 06 de maio. Entretanto, reagindo mais uma vez de forma arrogante, a secretária estadual de educação, Iracy Gallo, recusou-se a receber os representantes da categoria para uma nova rodada de negociação.
Como não foram recebidos, os cerca de mil servidores presentes no local realizaram a lavagem simbólica da Seduc e participaram de uma assembléia geral que decidiu de forma unânime pela continuação da greve até a próxima quarta-feira, dia 10 de junho, data em que será realizado um novo ato em frente ao TJE. “Vamos promover uma grande manifestação em frente ao Tribunal, para que seja revista a decisão do juiz Marco Antonio Castelo Branco, que considerou abusiva a nossa greve. E diferente do que vem sendo divulgado pela Seduc, não recuamos diante desta decisão. Prova disso é que o movimento segue fortalecido e a paralisação continua”, assegura Eloy Borges, coordenador geral do Sintepp.
Recurso
A assessoria jurídica do sindicato juntamente com a coordenadora geral, Conceição Holanda, esteve ainda pela manhã no Tribunal de Justiça, para protocolar um recurso de agravo de instrumento contra a decisão da última quinta-feira (04), pronunciada pelo juiz Marco Antonio Castelo Branco da 2ª Vara de Fazenda da Capital, que determinou a abusividade da greve dos servidores em educação do Estado e multa diária de R$ 20.000,00 por sua continuação. Além disso, o juiz solicitou a desocupação do prédio da Sefa.
Paulo Henrique Corrêa, assessor jurídico do Sintepp, explica que foi dada entrada no recurso contra a decisão do juiz Marco Antonio Castelo Branco, por ele ter utilizado um argumento já derrubado pelo Supremo Tribunal Federal para decretar a abusividade da greve da categoria. “Antigamente, o STF argumentava que o direito a greve, mesmo sendo garantido pela Constituição Federal, não poderia ser exercido pelos servidores públicos por não haver legislação que assegurasse a paralisação de suas atividades. Porém, isto já foi revisto e, atualmente, o Supremo já aplica em suas decisões a Lei 7.783 de 1989, que trata da greve no setor privado, também em suas determinações de como devem ser os procedimentos da paralisação no setor público”, argumenta.
O recurso protocolado pela assessoria jurídica do Sintepp foi distribuído pelo TJE para o desembargador e relator Leonardo Noronha Tavares, que deve dar seu parecer até próxima quarta-feira. “Além do recurso, solicitamos ao juiz Marco Antonio Castelo Branco por meio de uma petição, que se retrate com relação a sua decisão sobre a abusividade da greve. A nossa expectativa é que ele se pronuncie sobre isto ainda nesta terça-feira”, informa Paulo Henrique Corrêa.

municipios podem acessar novos recursos federais

O subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, informou nesta sexta-feira (5), na reunião do Comitê Estadual do Programa Territórios da Cidadania (PTC), no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG), que, além dos R$ 80 milhões do governo federal que já estão garantidos para atender os municípios paraenses atingidos pelas enchentes, outras verbas federais podem ser conseguidas.Esses recursos extras, de acordo com Padilha, podem ser acessados por meio das Superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Pará, na rubrica de infraestrutura destinados pelo PTC, bem como por meio do Provias do Banco do Brasil na compra de maquinários e equipamentos, além do remanejamento de recursos de outros Estados que não foram executados e das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).Ele disse ainda que vai entrar em contato com o Ministério da Saúde para providenciar o envio de mais remédios ao Pará. "Estamos diante de uma situação sem precedentes no Brasil, com essas mudanças climáticas. Situações que nunca existiram e outras que só tinham acontecido nos anos de 1940 e 1950 com grandes diferenças nas regiões, mas com todas as dificuldades nós estamos conseguindo garantir abrigos, comida e remédios para as populações atingidas", enfatizou.Padilha garantiu que, na próxima semana, os R$ 80 milhões já serão repassados para o governo do Estado, que o repassará para os municípios atingidos. O anúncio foi feito para vários prefeitos das regiões atingidas.Segundo o secretário de Estado de Integração Regional, André Farias, os R$ 80 milhões serão utilizados na recuperação de rodovias estaduais (PAs) que interligam os municípios que estão em situação de emergência e na melhoria de vicinais, com custeio de combustível.Alexandre Padilha defendeu a formatação de uma agenda de reconstrução dos municípios afetados, explicando que, na próxima terça-feira (9), será feito o anúncio da liberação de R$ 4 bilhões do Orçamento Geral da União para projetos estruturantes de macrodrenagem em cidades atingidas por desastres em outubro, novembro e dezembro do ano passado. "Só agora, os projetos foram apresentados de forma concreta", justificou.Conforme disse Padilha, o presidente Lula reduziu de 27 para 4 os documentos municipais necessários para o acesso de recursos federais. Também está sendo desenhado em Brasília o projeto de mudanças na política da Defesa Civil Nacional, pois não há fundo específico para a área e os recursos dependem de Medida Provisória para serem liberados. Até o final do ano, um projeto nesse sentido deverá ser enviado ao Congresso Nacional.
Ascom - Seir

sábado, 6 de junho de 2009

imagens da caminhada pela paz
















semana da paz

a sociedade ruropolense, viveu de 1 a 4 deste mes uma experiencia diferente da sua rotina abitual.a semana da paz onde ocorreu palestras nas escolas rurais e urbanas do municipio com diversos temas voltada para a cultura de paz. tambem foi realizado uma blitz de orientação no transito principalmente sobre o uso do capacete para os condutores de motos.essa semana da paz contou com o apoio das policias civil e militar, igrejas,secretarias de educação; saude, ação social, sintepp escolas e outros seguimentos da sociedade.para a comissão que organizou a experiencia valeu apena.no encerramento da semana foi realizado uma grande caminhada pelas ruas dea cidade,finalizando na praça civica com varias apresentações culturas voltadas para o tema.lembrando ainda que no decorrer da preparação deste evento foi aprovado na camara de vereadores um projeto de lei de criação da semana municipal da paz, no municipio de Ruropolis.