sábado, 9 de maio de 2009

ITAITUBA,audiência pública sobre violência

A Audiência Pública foi uma iniciativa do Ministério Público do Estado, através das Promotorias da Comarca de Itaituba, e teve o objetivo principal de instalar o Conselho Municipal de Segurança Pública, um conjunto de organismos governamentais e não governamentais, que vai nortear ações políticas que possam minimizar os efeitos da violência em todos os níveis.
O padre João Carlos que integra a Comissão de Justiça e Paz da CNBB considerou a violência no campo extremamente grave, a ponto de inibir a denúncia por parte de famílias que sejam afetadas pela violência, de forma direta ou indireta. Mas ele sugeriu que sejam criados mecanismos que possam estar presentes na zona rural, a fim de evitar o crescimento da onda de violência, a partir do advento da regularização fundiária, uma realidade cada vez mais próxima.
As autoridades presentes à Audiência Pública se comprometeram a assumir o seu papel enquanto instituição. Representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município, além das forças militares, são de acordo que a violência é um dos efeitos da pobreza, provocada pela falta de qualificação, que, por sua vez, promove o fechamento de oportunidades no mercado de trabalho.
A violência foi discutida em todos os seus aspectos, de uma forma clara e objetiva, buscando o entendimento global do problema, já que existem grupos que se isolam e não procuram conhecer a realidade social da sua comunidade. Esse é um lado do comportamento da sociedade que deve ser eliminado, na opinião dos organizadores. Juízes, promotores, delegados, representantes de instituições federais, estaduais e do município, participaram ativamente das discussões, na medida em que o objetivo da criação do Conselho Municipal de Segurança foi sendo assimilado pelo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário