domingo, 10 de maio de 2009

ideias negativas prejudicam o cérebro

Estudo realizado nos Estados Unidos revelou que o negativismo prejudica certas atividades cerebrais, em especial as do córtex insular ou simplesmente ínsula, região associada ao processamento das emoções.
Mas, não se preocupe. Os cientistas norte-americanos revelaram também que não estamos indefesos. Se reagirmos positivamente a coisas que podem nos prejudicar, podemos aumentar nosso bem-estar e diminuir o impacto de sensações dolorosas.
Um bom exemplo: se você está dirigindo e alguém lhe dá uma fechada, não o xingue. Ao contrário, tente sorrir. Essa atitude, de acrodo com os cientistas, lhe trará forças, que você desconhecia, para enfrentar situações de risco
A propósito, um dano na ínsula, pode, à vezes, operar milagres. Segundo o professor Nasir Naqvi, da Universidade de Iowa, um homem que fumava cerca de quarenta cigarros por dia sofreu um derrame que afetou sua ínsula.
“Após o episódio, seu corpo ‘esqueceu a vontade de fumar’, e ele abandonou o hábito sem esforço, relata Navqui.
Mas,por favor, nem por brincadeira tente descobrir um meio de maltratar sua ínsula. O resultado pode ser catastrófico.
Para finalizar, lembro que a Bíblia resumiu em uma frase singela o que a Ciência está desvelando hoje. Leia e guarde: “O homem é o que pensa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário