terça-feira, 12 de maio de 2009

carta aberta problematica Leitoso

Nos dias 24 e 25 de Abril de 2009 aconteceu uma oficina Sobre Educação Ambiental, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – SINTEPP, em parceria com o Fórum dos Movimentos Sociais da BR 163 e o apoio do Fundo DEMA.
Diante do tema Educação Ambiental surgiram vários debates sobre temas específicos, dentre estes, o que mais chamou a atenção foi a problemática do Rio Leitoso de poluição e contaminação que foi exposta e é vivenciada por moradores e funcionários da escola do bairro Leitoso.
Após análise e discussões da situação, constatou-se que o fator principal causador do referido problema é o funcionamento inadequado de um matadouro às margens do Rio acima citado. Outro sim, este matadouro joga carcaças de animais bovinos nas águas e na mata ciliar. Deste modo surgem o acúmulo de moscas, ratos e outros insetos nocivos, além do odor fétido decorrente destes dejetos em estado de putrefação.
Percebe-se que a legislação ambiental é desrespeitada – artigo 225 da Constituição Federal § 1º.. Também é comum observar que o referido mau cheiro atinge a escola do bairro, a igreja católica e moradores residentes próximos ao matadouro.
Além da situação degradante do meio ambiente os moradores estão sujeitos a serem infectados por diversas doenças, que vão desde verminoses até leptospirose porque a água apesar de contaminada e poluída, continua a ser utilizada pela população que não dispõe de outras fontes.
Diante dessa realidade periclitante, fazemos a seguinte solicitação aos poderes constituídos deste município viabilizando sanar os problemas acima descritos: o embargo ao funcionamento do matadouro; a posterior retirada do mesmo das proximidades do Rio Leitoso e das residências; a reinstalação do mesmo em local adequado.

Sem mais para o momento, aguardamos providências


Rurópolis, 25 de Abril de 2009

Segue-se os abaixo-assinados

Nenhum comentário:

Postar um comentário