sábado, 5 de dezembro de 2009

ongs recebe verbas para combater desmatamento na amazônia

Na contramão dos projetos gigantes que costumam ser preparados para a Amazônia, o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) aposta na conversa com prefeituras e pequenos sindicatos para frear o desmatamento no sudoeste do Pará. A ONG acaba de ser selecionada pelo Fundo Amazônia para receber R$ 10 milhões e ajudar onze municípios dessa região.
O trabalho do Imazon será feito em três anos, abrangendo
uma área de 66 mil quilômetros quadrados – o equivalente a três vezes o estado de
Sergipe. A ideia é auxiliar os municípios a identificar seus pontos de desmatamento
e legalizar suas terras, já demarcando as áreas que devem ser preservadas.

Vista aerea da zona rural de Paragominas (PA). Lá, o Imazon já conseguiu juntar governos e produtores rurais para desestimular o desmatamento. (Foto: Iberê Thenório/Globo Amazônia)
Dos onze municípios selecionados, seis estão na lista oficial de cidades que mais desmatam a Amazônia. As outras cinco têm uma área de devastação que corresponde a mais da metade de seus territórios. “Queremos ajudar na capacitação dos municípios para que eles saiam dessa lista”, afirma a pesquisadora Brenda Brito, do Imazon.
O piloto do projeto já pode ser visto em Paragominas (PA). Lá, a ONG conseguiu juntar prefeitura, governo do estado, comerciantes e sindicatos – entre eles o de produtores rurais – em um pacto para zerar o desmatamento. Com isso, atividades ilegais de exploração da floresta passaram a ser desestimuladas por várias organizações locais.
Os municípios beneficiados serão Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Breu Branco, Dom Eliseu, Goianésia, Itupiranga, Jacundá, Paragominas, Rondon do Pará, Tailândia e Ulianópolis. “Logo que enviamos a proposta [para o Fundo Amazônia] consultamos os municípios, e já temos carta de anuência das prefeituras”, informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário