segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Belo Monte:comunidades pedem anulação de audiência

Quarenta movimentos sociais da região do Xingu protocolaram na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Altamira um manifesto, além de outro documento, cobrando a anulação de quatro audiências públicas e a realização de novas audiências sobre a construção de hidrelétrica de Belo Monte. O documento, com 60 questões, é dirigido ao próprio Ibama, ao setor elétrico e aos pesquisadores que realizaram os estudos de impacto ambiental durante as audiências na região.
O gerente do Ibama em Altamira, Roberto Scarpari, que recebeu os documentos, admitiu que se o modelo das audiências públicas não está respondendo aos anseios da população, é legítimo que a sociedade se organize para instituir um modelo mais adequado, inclusive para o contexto amazônico, que se diferencia do resto do país, entre outras, pelas grandes distâncias e dificuldades de deslocamento.
Os documentos foram em seguida protocolados no Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão possa acompanhar o processo e reforçar o pedido de respostas junto ao Ibama.
Segundo o Movimento Xingu Vivo para Sempre, o procurador da República, Rodrigo Timóteo da Costa e Silva, ressaltou que o pedido de anulação das audiências será ajuizado em breve e que segue aguardando um posicionamento do Ibama a respeito da realização de novas audiências na região.
A entidade também contesta declarações do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, que tachou de "forças demoníacas" os opositores da construção da usina.
Fonte: Ecoamazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário